25/07/2010

Liberdade \o/

Agora a pouco estava em uma comunidade do ORKUT  sobre amar a liberdade. Percebi que liberdade tem diferença para as pessoas... Algumas consideram liberdade como não depender de ninguém financeiramente, outras dizem que liberdade é fazer as próprias escolhas sem interferência.
A seguir deixo uma das mensagens que encontrei por lá: "Bom, ser livre pra mim, é poder ir e vir de qualquer lugar sem ter ninguém pra te ditar regras, sem ter ninguém pra te dizer o q vc tem q fazer. É vc poder fazer suas próprias escolhas, poder decidir pra onde vc quer ir, o q vc quer comer, quanto vc vai gastar. Eu adquiri minha liberdade e até independência tem pouco tempo, mas vou te falar, de vez em qdo dá uma saudade das cobranças do meu pai, das implicâncias da minha mãe qdo eu comprava alguma coisa sem falar com ela... até a liberdade tem o seu preço sabe!"


Gostei muito da opinião, principalmente da ultima parte, "... até a liberdade tem o seu preço sabe!", porque mostra um outro lado da história, realmente tudo tem um preço e talvez o preço da liberdade seja crescer e ser responsável por cada escolha certa ou errada.


Bem, as vezes eu fico me perguntando... Será que realmente temos liberdade ou é algo idealizado? Somos presos a tantas coisas, somos obrigados a trabalhar, estudar, comprar tudo que há de novo no mercado, nos adaptarmos a diversas situações, etc. Liberdade é viver sem medo de ser feliz, é fazer o que o seu coração manda; ser livre é saber voar sem asas, é saber cantar sem se importar com quem está ouvindo, é dançar como se não tivesse ninguém olhando, é sorrir todos os dias mesmo sem motivo. Liberdade é a parceira da felicidade, só é realmente feliz aquele que se sente livre para tomar uma decisão sem se preocupar com o que vai acontecer depois. Aproveitar a liberdade é maravilhoso e as vezes até perigoso...

2 comentários:

Mariana =) disse...

Adorei o texto! Muito verdadeiro isso de que até a libertade tem seu preço.

Jefferson disse...

Obrigado. Realmente, tudo tem um preço... Basta você escolher se vale a pena pagar.